Um dia em Curitiba: MON, Museu Egípcio e Jardim Botânico

19.7.16


No sábado do dia 2 de julho de 2016 eu estava em Curitiba – PR conhecendo um dos lugares mais bonitos que eu já vi, o Jardim Botânico. E principalmente, conheci dois museus incríveis: o Museu Oscar Niemeyer, e o Museu Egípcio e Rosa Cruz. Viajei para lá com o pessoal do meu curso (História <3), ou seja, foi uma “viagem de estudos”. Saímos de Criciúma por volta das 23h40 e chegamos na cidade umas 8h e pouca. Antes de chegarmos a Curitiba, durante o trajeto de ônibus a noite, a hora em que eu queria dormir ninguém queria, aí quando eu já não estava mais conseguindo dormir o pessoal resolveu cair no sono - ironia da vida.

Em Curitiba a nossa primeira parada foi o mercado público, paramos lá para tomar o nosso café da manhã. Depois fomos ao Museu Oscar Niemeyer, o MON. Como o museu ainda não estava aberto (ele abre as 10h e segue aberto até as 18h – de terça a domingo) ficamos um tempo no bosque que tem ao lado. O bosque é um ótimo lugar para ir passear com as crianças, e principalmente com os cachorros. Inclusive tinha muitas pessoas com os seus animais lá. Nesse tempo de espera aproveitei e fui dar uma volta ao redor do museu, e ver por fora como era o tão famigerado olho. Só o museu abriu, e entramos.





Valor dos ingressos: R$12 inteira e R$6 a meia-entrada. Menores de 12 anos e maiores de 60 anos possuem entrada franca.

No dia em que fui ao MON obras lindas estavam expostas. Não entendo muita coisa (para não dizer quase nada) de arte, e mesmo não entendo o que os artistas queriam passar, muitas delas me chamaram a atenção e me fizeram refletir que as coisas mais belas estão em coisas simples. Coisas que as vezes são consideradas idiotas por olhares distintos, mas que por serem o que são tornam-se incríveis.






Saímos do MON e fomos almoçar, o ônibus nos deixou em frente ao Shopping Mueller. Eu e minhas amigas almoçamos em um restaurante ao lado do shopping, a comida era boa, mas fiquei decepcionada porque não tinha batata frita :c Depois do almoço fomos ao shopping, e nos dividimos, algumas foram para as livrarias, e outras (eu) foram para a loja da Quem disse, Berenice? Sério, que loja LINDA! Eu conhecia a marca pela internet e ir na loja física foi um sonho hahaha. Não aguentei e comprei um batom que tem uma cor super lindinha (Batom Mate Rosacia 404). Essa foi uma das minhas compras na viagem, a outra foi um adesivo do MON, e as comidas, claro. Não comprei quase nada porque né, I had no Money.

A tarde em terras curitibanas foi muito boa! Fomos ao Museu Egípcio e Rosa Cruz e no finzinho da tarde ao Jardim Botânico. O Museu Egípcio é simplesmente incrível. De verdade! Tudo o que tem lá é réplica, mas isso já dá um gostinho do que era o Antigo Egito. E sim, eu vi uma múmia! Não bati foto pois era proibido, por motivos que até agora não sei, mas enfim. Foi uma sensação bem estranha ver o corpo de alguém que morreu a muito tempo, que pertencia a uma outra sociedade e cultura, tão conservado como estava. Óbvio que ossos estavam quebrados, não tinha mais alguns dentes, mas mesmo assim, para o período que estava mumificado o corpo estava muito bem conservado. Não entendo muito de mumificação, mas sei que o trabalho que os antigos egípcios faziam era incrível. Além da múmia verdadeira também havia uma múmia falsa bem “carnuda”, e muitas réplicas de pinturas e estatuetas de deuses e outros artefatos. Do lado de fora do museu havia réplica de outros monumentos, como a Esfinge por exemplo. 








O Jardim Botânico foi a nossa última parada antes de voltarmos para Criciúma. Que lugar lindo! Já havia visto o jardim pelas fotos da Mel do blog Serendipity, e desde então tive vontade de conhece-lo. O lugar não deixa nada a desejar. É encantador! O espaço verde é enorme, e não é plano, e eram várias as árvores floridas. A única coisa que me deixou um pouquinho decepcionada foi a estufa, pois pelas fotos que eu via a impressão que tinha era de que a estufa era muito grande. Ela realmente é alta e larga, porém no seu interior não tem tanto espaço quanto eu imaginava. 









A viagem para Curitiba foi bate-e-volta, saímos de Criciúma na sexta-feira a noite por volta das 23h40 e chegamos mais ou menos 00h do domingo. Resultado: fui dormir quase 2h e acordei só as 15h do domingo. Levei quase uma semana para me recuperar do cansaço hahaha. Mas valeu a pena!

Espero que tenham gostado das fotos, e deixem seus comentários sobre o que acharam dos lugares e se já foram a algum deles. 

Beijos 

Leia também

18 comentário(s)

  1. Adorei seu post!Meu sonho é conhecer Curitiba,percebi que é um lugar muito turístico. Você mora em Criciúma? Adorei seu layout minina!Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Curitiba é uma cidade linda e bem turística.
      Sim, moro em Criciúma.
      Beijos ❤

      Excluir
  2. Amei as fotos! Ficaram lindas <3
    Beijos amore!


    http://www.blogdakah.tk

    ResponderExcluir
  3. Já fui em Curitiba quando eu era pequena, mas não aproveitei muito. É UM LUGAR LINDO! Suas fotos estão incríveis e tenho muita vontade de voltar :)

    ResponderExcluir
  4. A exposição é realmente muito bonita e o lugar também. As fotos ficaram muito boas e foi uma ótima indicação de lugar para ir. Beijos.
    Fernanda Bastos

    ResponderExcluir
  5. Curitiba, seria meu sonho? Hahaha Sou apaixonada por museus (como a boa estudante de museologia que sou) sou louca para conhecer o MON!As fotos ficaram um amor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você faz Museologia? Que incrível!! Faço História, e também sou apaixonada por museus ❤
      Obrigada!

      Excluir
  6. Nossa que museu lindo, nunca fui em um, porque moro no interior e aqui não tem nada, mas um dia eu ainda vou em algum!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Meu deus que coisa linda! Me apaixonei pelo museu, preciso muito conhecer! Bela postagem, parabéns! beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Essa cidade é incrível, da próxima vez que eu for quero ir no museu, amei demais!!!! Parabéns pelo post, ficou mara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o museu egípcio quanto o MON, são lindos!
      Obrigada ❤

      Excluir
  9. Que cidade maravilhosa!! Sou doida pra conhecer o sul, principalmente curitiba :)
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook