Um dia em Curitiba: MON, Museu Egípcio e Jardim Botânico

19.7.16

No sábado do dia 2 de julho de 2016 eu estava em Curitiba – PR conhecendo um dos lugares mais bonitos que eu já vi, o Jardim Botânico. E principalmente, conheci dois museus incríveis: o Museu Oscar Niemeyer, e o Museu Egípcio e Rosa Cruz. Viajei para lá com o pessoal do meu curso (História <3), ou seja, foi uma “viagem de estudos”. Saímos de Criciúma por volta das 23h40 e chegamos na cidade umas 8h e pouca. Antes de chegarmos a Curitiba, durante o trajeto de ônibus a noite, a hora em que eu queria dormir ninguém queria, aí quando eu já não estava mais conseguindo dormir o pessoal resolveu cair no sono - ironia da vida.

Em Curitiba a nossa primeira parada foi o mercado público, paramos lá para tomar o nosso café da manhã. Depois fomos ao Museu Oscar Niemeyer, o MON. Como o museu ainda não estava aberto (ele abre as 10h e segue aberto até as 18h – de terça a domingo) ficamos um tempo no bosque que tem ao lado. O bosque é um ótimo lugar para ir passear com as crianças, e principalmente com os cachorros. Inclusive tinha muitas pessoas com os seus animais lá. Nesse tempo de espera aproveitei e fui dar uma volta ao redor do museu, e ver por fora como era o tão famigerado olho. Só o museu abriu, e entramos.

Valor dos ingressos: R$12 inteira e R$6 a meia-entrada. Menores de 12 anos e maiores de 60 anos possuem entrada franca.

No dia em que fui ao MON obras lindas estavam expostas. Não entendo muita coisa (para não dizer quase nada) de arte, e mesmo não entendo o que os artistas queriam passar, muitas delas me chamaram a atenção e me fizeram refletir que as coisas mais belas estão em coisas simples. Coisas que as vezes são consideradas idiotas por olhares distintos, mas que por serem o que são tornam-se incríveis.

Saímos do MON e fomos almoçar, o ônibus nos deixou em frente ao Shopping Mueller. Eu e minhas amigas almoçamos em um restaurante ao lado do shopping, a comida era boa, mas fiquei decepcionada porque não tinha batata frita :c Depois do almoço fomos ao shopping, e nos dividimos, algumas foram para as livrarias, e outras (eu) foram para a loja da Quem disse, Berenice? Sério, que loja LINDA! Eu conhecia a marca pela internet e ir na loja física foi um sonho hahaha. Não aguentei e comprei um batom que tem uma cor super lindinha (Batom Mate Rosacia 404). Essa foi uma das minhas compras na viagem, a outra foi um adesivo do MON, e as comidas, claro. Não comprei quase nada porque né, I had no Money.

A tarde em terras curitibanas foi muito boa! Fomos ao Museu Egípcio e Rosa Cruz e no finzinho da tarde ao Jardim Botânico. O Museu Egípcio é simplesmente incrível. De verdade! Tudo o que tem lá é réplica, mas isso já dá um gostinho do que era o Antigo Egito. E sim, eu vi uma múmia! Não bati foto pois era proibido, por motivos que até agora não sei, mas enfim. Foi uma sensação bem estranha ver o corpo de alguém que morreu a muito tempo, que pertencia a uma outra sociedade e cultura, tão conservado como estava. Óbvio que ossos estavam quebrados, não tinha mais alguns dentes, mas mesmo assim, para o período que estava mumificado o corpo estava muito bem conservado. Não entendo muito de mumificação, mas sei que o trabalho que os antigos egípcios faziam era incrível. Além da múmia verdadeira também havia uma múmia falsa bem “carnuda”, e muitas réplicas de pinturas e estatuetas de deuses e outros artefatos. Do lado de fora do museu havia réplica de outros monumentos, como a Esfinge por exemplo.

O Jardim Botânico foi a nossa última parada antes de voltarmos para Criciúma. Que lugar lindo! Já havia visto o jardim pelas fotos da Mel do blog Serendipity, e desde então tive vontade de conhece-lo. O lugar não deixa nada a desejar. É encantador! O espaço verde é enorme, e não é plano, e eram várias as árvores floridas. A única coisa que me deixou um pouquinho decepcionada foi a estufa, pois pelas fotos que eu via a impressão que tinha era de que a estufa era muito grande. Ela realmente é alta e larga, porém no seu interior não tem tanto espaço quanto eu imaginava.

A viagem para Curitiba foi bate-e-volta, saímos de Criciúma na sexta-feira a noite por volta das 23h40 e chegamos mais ou menos 00h do domingo. Resultado: fui dormir quase 2h e acordei só as 15h do domingo. Levei quase uma semana para me recuperar do cansaço hahaha. Mas valeu a pena!

Espero que tenham gostado das fotos, e deixem seus comentários sobre o que acharam dos lugares e se já foram a algum deles.

Beijos

Leia também

18 comentário(s)

1. Adorei seu post!Meu sonho é conhecer Curitiba,percebi que é um lugar muito turístico. Você mora em Criciúma? Adorei seu layout minina!Beijos!

Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Curitiba é uma cidade linda e bem turística.
      Sim, moro em Criciúma.
      Beijos ❤

2. Amei as fotos! Ficaram lindas <3
    Beijos amore!

ResponderExcluir
  3. Já fui em Curitiba quando eu era pequena, mas não aproveitei muito. É UM LUGAR LINDO! Suas fotos estão incríveis e tenho muita vontade de voltar :)

4. A exposição é realmente muito bonita e o lugar também. As fotos ficaram muito boas e foi uma ótima indicação de lugar para ir. Beijos.
    Fernanda Bastos

ResponderExcluir
  5. Curitiba, seria meu sonho? Hahaha Sou apaixonada por museus (como a boa estudante de museologia que sou) sou louca para conhecer o MON!As fotos ficaram um amor.
    Abraço!

Respostas
    1. Você faz Museologia? Que incrível!! Faço História, e também sou apaixonada por museus ❤
      Obrigada!

Excluir
  6. Nossa que museu lindo, nunca fui em um, porque moro no interior e aqui não tem nada, mas um dia eu ainda vou em algum!
    Beijos!

1. Vale a pena ir em museus, eles são muito amor ❤

Excluir
  7. Meu deus que coisa linda! Me apaixonei pelo museu, preciso muito conhecer! Bela postagem, parabéns! beijos :)

Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos ❤

Excluir
  8. Essa cidade é incrível, da próxima vez que eu for quero ir no museu, amei demais!!!! Parabéns pelo post, ficou mara!

Respostas
    1. Tanto o museu egípcio quanto o MON, são lindos!
      Obrigada ❤

Excluir
  9. Que cidade maravilhosa!! Sou doida pra conhecer o sul, principalmente curitiba :)