O que é felicidade?

19.8.16


Alguns dias atrás li um  post em que a blogueira respondia a uma tag chamada Felicidade é..., e desde então me pego pensando nesse assunto. O que é felicidade? É possível ser e estar sempre feliz? Onde eu adquiro a felicidade?

Segundo o dicionário prático da língua portuguesa, Michaelis, felicidade é o estado de quem é feliz, é o bem-estar, contentamento, bom resultado, bom êxito.

Uns dizem que a felicidade não é permanente, que hoje podemos estar feliz e amanhã não. Segundo eles, ela é inconstante, pois não dá para estar sempre bem. Outros, dizem que ser feliz é estar bem consigo mesmo. 

Freud diz que o ser humano está em constante busca pela felicidade, mas segundo ele, ela nunca será alcançada totalmente. O que conseguiríamos seria apenas uma parte dela. Para Aristóteles "a felicidade se atinge pelo exercício da virtude e não da posse".

Ao ler mais sobre o tema, pude perceber que cada pessoa tem a sua própria interpretação de felicidade. A felicidade é relativa. Ou melhor, a sua definição é. E sim, é possível dizer que os tipos de felicidade são variados, afinal, cada pessoa a interpreta e sente de forma diferente. Para mim felicidade tem um certo tipo de entonação, ela pode tanto me abrigar, quanto abrigar aos outros. Uma espécie de felicidade individual e coletiva. Algo que é sentido em mim para mim, mas também de mim para os outros. Algo acolhedor. 
 

Não acredito que é possível estar sempre feliz, mas sim que podemos ser felizes ao máximo, mesmo que não seja sempre, mas na maioria dos nossos momentos. A felicidade é algo que está nas pequenas coisas: em um sorriso, em um olhar, nas páginas de um livro ou até mesmo nas cenas daquele seu filme preferido. O lazer traz felicidade. Nossos amigos e familiares também. As vezes até mesmo nas pessoas desconhecidas a encontramos. Somos felizes a partir do momento que reconhecemos que tudo ao nosso redor é belo e que vale a pena, mesmo que nem sempre a vida seja fácil, mas tudo sempre se renova, inclusive os nossos sentimentos. O que aconteceu ontem passou, hoje é um novo dia, então bora viver e deixar o passado de lado. Bora aproveitar o que a vida nos contempla e ser feliz!

Leia também

36 comentário(s)

  1. Adorei o gif e o post também. Eu não creio numa felicidade plena, acho que vivemos de momentos felizes ou não, então nossa busca é chegar no máximo de momentos felizes que pudermos. Boa reflexão hein. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Eu escrevi um texto exatamente sobre isso ♥ A felicidade é uma coisa que depende de pessoa para pessoa. Não vamos simplesmente esquecer nossos problemas e viver por aí com um sorrisão no rosto, mas dar um tempo, reparar nos detalhes, nas sutilezas da vida, é lindo. Se a gente parar pra pensar, um simples gesto pode fazer nosso dia virar de cabeça pra baixo ou abrir nosso coração. "A maldade está nos olhos de quem vê", não é? Tua reflexão tá ótima ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kelly!
      Obrigada, e volte mais vezes por aqui ❤

      Excluir
  3. Sempre acreditei que as pequenas coisas, os detalhes mais singelos e bonitos no dia-a-dia são os que trazem mais felicidade, apesar de que as vezes, a gente ignora eles exatamente por serem pequenos, e no fim do dia dizemos que não foi um dia bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acabamos dando mais importância para as coisas ruins, que para os pequenos detalhes legais e felizes do dia.

      Excluir
  4. Feliz é aquele que encontra a felicidade nas pequenas coisas e sabe que assim como a felicidade pode durar pouco a tristeza também, saber lidar com momentos bons e ruins deixa a vida mais leve

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo! <3 Achei incrivel voce pegar o GIF do filme Como eu era antes de você, já que fez tanto sucesso e realmente transmite felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gif é muito amor né?!
      Obrigada ❤

      Excluir
  6. acredito que cada pessoa tenha um significado para felicidade, mas sempre acreditei que ela está nas pequenas coisas :) devemos sempre procurar sorrir!

    gostei muito da imagens de topo do post e, principalmente, o gif de "Me Before You" <3

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O significado de felicidade é bem relativo, afinal, ela está nos olhos de quem a vê!

      Fico feliz que tenha gostado,
      Beijos ❤

      Excluir
  7. Ser feliz é celebrar todos os pequenos e grande acontecimentos que nos arrancam sorrisos <3 . Beijoos :*

    ResponderExcluir
  8. Acredito que não existe uma felicidade realmente plena, e sim que há pequenas coisas, momentos e ações que nos fazem felizes. Nós somos muito inconstantes, frágeis e profundos, é muito dificil conseguir um âmbito grande o suficiente para se dizer que uma pessoa é eternamente e plenamente feliz.

    Beijinhos
    www.sakurys.com

    ResponderExcluir
  9. Texto lindo, realidade complicada. De fato, não sei se existe felicidade plena, e creio que podemos ser felizes com pequenas coisas, no curto prazo, sem precisar de grandes planos. É claro, que às vezes parece que a vida te desafia, e nem tudo é fácil, pelo contrário. Algumas coisas que poderiam nos fazer felizes (trabalho, família, etc), não dependem só de nós. Então temos que fazer a nossa parte pra manter o sorriso no rosto e seguir em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, algumas coisas dependem do conjunto.
      Obrigada <3

      Excluir
  10. Uma vez um amigo me disse que eu não era feliz, vivia de momentos felizes. E desde então acredito que ninguém é totalmente feliz e nem totalmente triste. A vida é feita de momentos, sejam eles bons ou ruins, felizes ou tristes. Seu texto ficou maravilhoso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Venha por aqui mais vezes, beijos ❤

      Excluir
  11. Fiz um post sobre esse assunto no inicio do mês e confesso que bombou, adorei o resultado as pessoas realmente falaram o que sentiam.
    Felicidade acho que é um estado, e devemos prolongar ao máximo essa sensação pq é isso que nós dá força para aguentar os trancos da vida rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicidade é um assunto bem reflexivo né? Não importa quantas pessoas escrevam sobre ele, sempre terá coisas diferentes e novas para ser ditas.

      Excluir
  12. e claro que as vezes passamos por situações em que a felicidade parece que passou longe, mais temos que buscarmos felicidades nas pequenas coisas.

    ResponderExcluir
  13. Eu seria plenamente feliz se as perdas não existissem. Seja ela qual for. Porque pro resto a gente dá um jeito. Um pedaço da minha felicidade foi embora quando perdi minha avó e apesar de encontrar felicidade em outras coisas jamais será a mesma coisa e a medida que o tempo vai passando as perdas aumentam e a felicidade PLENA e completa acaba sumindo.
    Falar de felicidade é muito relativo pois cada um tem suas razões pra estar feliz ou não.

    Simplicidade é uma das coisas que transborda meu coração hoje. Um sorriso, um abraço podem mudar meu dia com certeza.
    Um beijo
    taticarvil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certas coisas que nos traziam felicidade antes acabam se tornando apenas saudade (tenho um texto aqui no blog falando dobre isso: http://www.verifiqueapagina.com.br/2016/05/saudade_31.html).

      Beijos ❤

      Excluir
  14. Adorei o post, veio em um
    Momento certos a minha vida, estou incrivelmente apaixonado pelo seu blog, parabéns beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada ❤
      Volte sempre que quiser!!

      Excluir
  15. Seu post é daqueles que fazem a gente parar e refletir, amei muitão!
    Abraços! :D

    www.somenteonecessario.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post! Eu também acredito que eé possível sim ser feliz, só não o tempo todo. Dai não teria graça, né? <3


    Beijo!
    Cami <3

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ashuahs pois agora!
      Fico feliz que tenha gostado ❤
      Beijo!

      Excluir
  17. Acredito que temos que cavar mesmo motivos para ser feliz... Não, ficar na mesmice mas parar de reclamar um pouco da vida faz um bem danado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se chama VIVER de verdade e não apenas existir, e olha, faz muito bem!
      Obrigada por comentar ❤

      Excluir
  18. Acredito que Felicidade está nas pequenas coisas, nos instantes, nas realizações, nas vitórias. Não a sentimos todo o tempo porque nosso corpo e à nossa volta, nada é constante. O importante é saber aproveitar esses "instantes" e mantermos com o objetivo de continuarmos sentindo por mais passageiro que seja. Ótimo seu texto! bjo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir