19 de outubro de 2016

Como fazer uma boa escolha em relação a vida profissional?


Atualmente no Brasil temos mais de 200 tipos de formação profissional, e ao chegar o fim do ano muitos estudantes prestam vestibular a fim de escolher a sua profissão, a qual exercerão até o dia que se aposentarem. Contudo, como saber se estão fazendo a escolha correta?

Vivemos em uma cultura que prega o imediatismo e incentiva os jovens a entrarem na vida acadêmica o mais cedo possível para estarem formados e exercendo sua profissão antes dos 25 anos. Porém será que um jovem de 17 ou 18 anos se conhece o bastante a ponto de ter aptidão de escolher em qual área quer construir uma carreira?

Certa pesquisa feita pelo Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) revelou que 36% dos jovens têm como maior medo descobrir que fizeram a escolha errada em relação a sua profissão. Porém, a escolha correta da profissão pode ser mais fácil do que se imagina. Antes de qualquer coisa conheça o seu perfil comportamental, é importante saber quais são suas vocações, questionar se você é comunicativo, se possui um perfil de liderança, e também se sua área de raciocínio remete à área de exatas, humanas ou área da saúde, o autoconhecimento é a chave de tudo.

O segundo passo é não ter pressa, lembre-se que o autoconhecimento leva algum tempo, e que você está prestes a fazer uma escolha que pode mudar toda a sua vida. Tire um tempo para pesquisar sobre as profissões que estão no seu leque de escolhas, e por classificação elimine as que condizem menos com as suas características pessoais. Se possível converse com profissionais da área desejada para ter uma melhor perspectiva sobre o mercado de trabalho, nada melhor que ações práticas.

Após estes dois primeiros passos suas opções estarão reduzidas, ou provavelmente já terá escolhido um curso, então, pense no futuro e reflita se você se vê como profissional do curso escolhido, visando não somente a satisfação financeira, mas também a pessoal.

O sábio Confúcio disse “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia se quer na sua vida”. Permita-se o autoconhecimento, conheça as profissões que tem e mente, e ao escolhe-la, reflita na vida que ela lhe trará, assim será possível uma escolha eficaz profissionalmente e você entenderá o real significado das palavras de Confúcio.

***

Texto escrito por Thais Roseng.
18 anos, noiva, acadêmica de Psicologia, apaixonada pela vida e por sua subjetividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário