Quais as diferenças entre: faculdade, centro universitário e universidade?

26.10.16



Faculdade e universidade são termos muito utilizados para nomear as instituições de ensino superior. Mas você sabia que há diferença entre eles? A alguns meses descobri que sim, e é sobre isso que vou falar no post de hoje.

Segundo o site Guia da Carreira, "na prática, toda instituição de ensino superior é uma Faculdade, mas nem toda faculdade é uma Universidade. Cada uma tem uma atribuição diferente e cumpre exigências distintas perante o MEC".  

O MEC (Ministério da Educação) define três tipos de instituição de ensino superior: a faculdade, o centro universitário e a universidade.

FACULDADE

As faculdades são instituições onde os cursos de graduação e pós-graduação são focados em determinadas áreas do conhecimento. Grande parte delas oferecem um número menor de cursos que os oferecidos em centros universitários e universidades.

CENTRO UNIVERSITÁRIO

São instituições que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento. Diferente das faculdades, os centros universitários (assim como as universidades) não precisam solicitar a autorização do MEC para a criação dos seus cursos. São menores que as universidades e maiores que as faculdades.

UNIVERSIDADE

As universidades possuem no currículo: ensino, pesquisa, e extensão. Precisam ter no mínimo 1/3 do seu corpo docente com títulos de mestres e doutores, e 1/3 deles em dedicação exclusiva a universidade. Oferecem pelo menos quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), e um deles precisa ser de doutorado. São maiores que as faculdades e centros universitários, e possuem total independência na criação dos seus cursos.

Ainda não entendeu bem as diferenças existentes? Entre no Portal do MEC (aqui), e leia mais sobre o decreto de nº 5.773/06 que define essas diferenças.

Leia também

0 comentário(s)