13 de dezembro de 2016

5 livros para ler nas férias


Uma das coisas que eu mais gosto de fazer nessa vida é ler! Principalmente quando estou de férias. E foi pensando nisso que selecionei 5 livros da minha estante para indicar como leitura para vocês.

Até pensei em fazer um post sobre os  livros que pretendo ler agora nas férias, mas como sei que provavelmente vou desistir de uns, e incluir outros no decorrer desse tempo, não achei muito válido falar sobre isso. Afinal, minhas leituras incluem livros no app do Kindle, no Wattpad e os meus tão amados livros físicos (💜), então a lista/dúvida é grande por aqui haha.

Nessa lista eu coloquei livros nacionais e internacionais, e por coincidência, todos são escritos por mulheres. Todos são inspiradores, seja para te fazer refletir sobre alguns assuntos da vida, quanto para sonhar com o futuro (e porque não as duas coisas ao mesmo tempo?). 

Os 5 livros para ler nas férias:



A menina que colecionava borboletas é o terceiro livro da escritora, blogueira e youtuber: Bruna Vieira. Ele é um livro de crônicas, ou seja, possui vários textos sobre diversos assuntos. Ele como um todo é um livro muito amor, e bem reflexivo. Além de ter uma capa linda, e  textos maravilhosos, entre uma crônica e outras (sim), existem algumas ilustrações com frases da própria autora. 

"Agir de acordo com as expectativas alheias o tempo todo é mais ou menos como não fazer nada. e se for para não fazer nada, convenhamos, é melhor ficar no sofá o final de semana inteiro assistindo à sua série preferida e comendo besteiras, concorda?" (p. 23).

A estrela que nunca vai se apagar, da Esther Earl com Lori e Wayne Earl


A estrela que nunca vai se apagar, conta a emocionante história de Esther Earl. Mas ele não é nem de longe parecido com a maioria dos livros (auto)biográficos. Muito da história é contada pela própria Esther através do seu diário e blog, e também pelos seus pais, além dos relatos de amigos, familiares e médicos. É impossível não chorar ao concluir a leitura, pois apesar dos muitos problemas de saúde, Esther manteve a fé e a esperança. 

"Me desculpe por parecer tão depressiva quando converso com você. É que... você é a única "pessoa", fora Deus, com quem posso falar. Me deixa muito feliz saber que Deus me ama e cuida de mim. Fico me sentindo bem segura... DE VERDADE" (p. 64).

Laços inseparáveis, da Emily Giffin


Eu simplesmente AMO a história contada através desse livro. O enredo gira em torno de Marian e Kirby, duas pessoas com histórias de vida distintas, e ao mesmo tempo conectadas. Kirby é a filha que Marian deixou para adoção durante a sua juventude, e é somente 18 anos depois que elas se encontram novamente. Além delas, tem também Conrad, o pai biológico de Kirby.  A história é narrada pelos pontos de vistas de cada um deles, o que nos dá uma melhor compreensão sobre os acontecimentos. E assim como os outros livros da autora, Laços Inseparáveis nos transmite uma mensagem linda e bem reflexiva sobre vários pontos da nossa vida.

"Meus pais não sabiam nada sobre minha mãe biológica, mas apesar disso eles sempre me explicavam que ela não tinha "me abandonado" ou "me deixado" - ela tinha feito um plano para mim, o melhor que poderia fazer nas circunstâncias em que estava, não importava quais fossem. [...] Eu sentia pena dela, acreditando que a perda foi dela; não minha" (p. 40).

Lola e o garoto da casa ao lado, da Stephanie Perkins


Já reli esse livro umas três vezes, e mesmo sabendo tudo o que acontece eu ainda quero rele-lo mais e mais vezes. A personagem principal, Lola, é criada pelos pais adotivos: Natan e Andy (juntos eles formam uma família maravilhosa), e o estilo dela de se vestir é bem peculiar. Um outro personagem marcante na história é o Cricket (meu crush), ele é um cara incrível e muito inteligente. Lola e o garoto da casa ao lado é um livro clichê (no lado romântico da coisa), mas ele nos surpreende com a forma que os seus personagens vêem e vivem a vida.

"Enquanto os caras de minha série mal conseguiam se lembrar de fechar o zíper - e os únicos que ligavam para aparência eram homossexuais ainda não desabrochados -, estava ele ali, um rapaz hétero perfeitamente sociável, perfeitamente atraente e perfeitamente vestido, que só por acaso aconteceu de morar na casa ao lado da minha. Claro que me apaixonei por ele. Claro que isso acabou mal" (p. 35).

Um ano inesquecível, de Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças


Um ano inesquecível  é um livro que reúne quatro histórias, e cada uma delas se passa em uma estação do ano. E como diz na sinopse, "você irá acompanhar uma viagem de INVERNO, um OUTONO decisivo, uma paixão que nasce junto com a PRIMAVERA e um intenso amor de VERÃO". Cada história é escrita por uma autora, e de todas as quatro, as que mais me encantaram foi O som dos sentimentos, escrito pela Babi Dewet, e A matemática das flores, escrito pela Bruna Vieira, que se passam no outono e primavera (minhas estações preferidas do ano).

"Depois de uma hora de músicas variadas, de Rolling Stones a Raul Seixas, o rapaz percebeu que alguém parado perto dele começava a filmá-lo. João se sentiu bem e achou aquilo muito positivo, já que não fariam isso com qualquer porcaria, certo? Sem encarar a câmera diretamente, usou seu carisma, deu seu melhor sorriso, e fez seu show" (p. 119).

Já leram algum livro dessa lista? Quais livros vocês pretendem ler nessas férias? Me contem nos comentários, vou adorar saber.

Beijos 💕

22 comentários:

  1. Já li A Menina que Colecionava Borboletas e fiquei com muita vontade de ler Laços inseparáveis!
    Um ano inesquecível também tá na minha lista de desejo há tempos!
    Adorei o post e as indicações... ler nas ferias é tudo de bom mesmo <3
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post! Ler em qualquer período é maravilhoso <3

      Excluir
  2. Achei muito legal a maneira como você expressou sua experiência de leitura. Ficou algo claro, simples, curto e deu pra perceber o seu gosto em ler os livros citados. Preciso aprender com você haha. Os livros que você escolheu não são muito a minha praia, mas já dei vários deles de presente para pessoas diferentes que amaram. O importante é ler e aprender, cada um com seus gostos =D

    Lady Salieri
    Visão Periférica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros citados são os amorzinhos da minha estante <3 Verdade Lady, o importante é ler e aprender!

      Excluir
  3. Nunca li nenhum, mas confesso que tenho vontade de ler o da Bruna, eu adoro livro com várias histórias, porque cada um tem seu jeitinho e consigo imaginar o que acontece em cada história. Eu também fiquei interessada no livro um ano inesquecível, deve ser uma história linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Carol, Um ano inesquecível é um livro que vale a pena a leitura, super recomendo <3

      Excluir
  4. Já li Lola e super recomendo para as férias, ele é incrível, adorei o blog... Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas fiquei com vontade de ler o laços inseparaveis. Eu já li a Estrela que nunca vai se apagar é bem motivante. Amei seu blog. beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, nunca li nenhum destes livros citados mas morro de vontade de ler Um ano inesquecível!
    As fotos ficaram lindas <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amo os livros da Paula Pimenta. Um ano inesquecível é uma mistura dela com várias autoras incríveis, amei.



    ResponderExcluir
  8. Adorei a sinopse de todos os livros, realmente parece ser ótimos. Pena que perdi o hábito de ler livros :/

    Beijos,
    www.blogbelacombatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa :/ mas aos poucos você consegue voltar a ter esse hábito!

      Excluir
  9. Olá! Que espaço maravilhoso! Gostei muito do seu blog e sua maneira de escrever. As sinopses são bem interessantes e infelizmente não li nenhum da listinha, mas já esta salvo aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sou doida para ler Lola e o Garoto da Casa ao lado, mesmo que seja meio clichê. Aliás, eu amo esse tipo de história! hahaha e Um Ano Inesquecível é tão maravilhoso, né? Eu amei esse livro, a minha história preferida foi a da Paula Pimenta, a do inverno. Amei a personagem e como a história foi desenvolvida <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo Lola e o garoto da casa ao lado, não é à toa que já li e reli várias vezes ahsuha. Também achei o conto do Paula muito bom!

      Beijo <3

      Excluir
  11. Sou louca para comprar o livro da Bru, 'A menina que colecionava borboletas', primeiramente porque essa capa é maravilhosa, e segundamente porque parece ser muito bom.
    Amei o post, guria <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, as crônicas são muito boas!

      Fico feliz que tenha gostado do post, beijos <3

      Excluir
  12. Desses não li nenhum, mas as histórias parecem ser apaixonantes. A Menina que colecionava borboletas é muito bem falado.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. LI o da lola e ele é muito levando e bonito né? Quero ler o da bruna mas tô com Antônio livro pra ler nas férias 😢
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir