6 de fevereiro de 2017

4 motivos para você fazer um curso técnico


Todo mundo sabe da importância de se fazer uma graduação, mas e o curso técnico?

O curso técnico está em um nível entre o ensino médio e o ensino superior. E no Brasil ele é divido em três categorias: integrado, externo (ou concomitante) e profissionalizante (ou subsequente).

TÉCNICO INTEGRADO
Segundo o site Guia da Carreira, o técnico integrado substitui parcialmente o ensino médio, podendo ser iniciado logo após a conclusão do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio. As matérias do curso são integradas as matérias do 2º e 3º ano. Ao conclui-lo, o aluno recebe dois certificados: um da conclusão do ensino médio, e outro da conclusão do curso técnico. A duração do técnico integrado é de 2 a 3 anos.

TÉCNICO EXTERNO OU CONCOMITANTE
Possui duração média de 2 anos, e diferente do curso integrado, ele é feito em paralelo ao ensino médio. E pode ser iniciado após a conclusão do 1ª ano. Ex: o aluno faz o ensino médio no período da manhã, e a tarde (ou a noite) faz o curso técnico.

TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE OU SUBSEQUENTE
Nessa categoria se incluem as pessoas que já concluíram o ensino médio e querem fazer o curso técnico. Ou seja, além dos três anos de ensino médio já feito, terão em média 2 anos a mais de estudo.

Mas porque optar pelo curso técnico? Será que vale a pena? Qual o período de duração? E os custos? Provavelmente algumas (ou todas?) dessas questões podem estar passando pela sua cabeça agora, e foi por isso que listei os 4 motivos para você fazer um curso técnico.

1. Possui uma duração menor que a graduação
Como já visto anteriormente, ele tem duração de 1 a 2 anos, um tempo bem menor que a graduação, se tornando mais viável para quem já quer ingressar no mercado de trabalho, ou que já está nele mas quer uma especialização.

2. Mensalidades mais baratas 
Diferente de uma graduação, o valor dos cursos técnicos são menores. E dependendo da sua renda, você pode ter acesso ao PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado em 2011 pelo governo federal).  

3. Cursos focados
Os cursos técnicos são mais focados em sua área de formação, além de possuir uma maior quantidade de aulas práticas.

4. Boa aceitação no mercado de trabalho
A formação técnica tem como objetivo deixar o aluno preparado para o mercado de trabalho, possuindo uma boa aceitação no mesmo. Por isso um técnico tem mais chances de conseguir um emprego (e dependendo a área de formação, fazer um curso técnico vale mais a pena que um curso de graduação). Além da boa aceitação no mercado de trabalho, segundo o site Mundo das Tribos, uma pesquisa feita pelo SENAI revelou um aumento na renda de até 24%.

Espero que eu tenha te ajudado a entender o porque dos 4 motivos para você fazer um curso técnico, e caso você tenha se interessado em fazer um curso técnico mas ainda não sabe qual a melhor área para fazer a sua formação, aqui no blog tem um post que pode te ajudar a como fazer uma boa escolha em relação a vida profissional

Ah, e continue aqui comigo no VP, pois em fevereiro teremos mais posts sobre cursos técnicos. Um grande beijo, e até a próxima 

30 comentários:

  1. Amei o post!
    Hoje em dia com certeza o técnico já te insere em um tempo bem mais curto no mercado de trabalho e com qualificações ótimas!
    Muito bom vc ter focado nesse assunto, hj em dia os jovens precisam saber no que investir!
    Parabéns pelo Blog.. Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Super concordo! Técnicos são o futuro do país, tanto pelo investimento financeiro, quanto pelo tempo de duração de curso. Queremos trabalhar o quanto antes, e passar 5 anos numa faculdade é muuuuuita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passar 5 anos em uma faculdade é bastante coisa, mas super vale a pena também :)

      Excluir
  3. A vantagem dos cursos técnicos é já sair do ensino médio com uma profissão.. Uma boa formação...
    O problema em nosso país é que muitos cursos técnicos perdem seu valor com o tempo e acabam sendo descartados, o caso do magistério, por exemplo... Antes a formação técnica permitia ao profissional lecionar do pdi ao fund1, atualmente, mesmo em creches énecessário o superior em pedagogia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, nunca ouvi/li nada em relação ao descarte dos cursos, mas sei que é preciso sempre estar se aperfeiçoando (algo comum para graduados também).

      Excluir
  4. Nossa amei o post se fosse para mim escolher fazer outro curso com certeza escolheria esse mais vou fazer publicidade . amei

    ResponderExcluir
  5. eu fiz curso técnico e de segurança do trabalho, me formei em março do ano passado, esse ano vou fazer faculdade e vou pagar a minha mensalidade com a minha profissão que tanto amo.

    Beijo
    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Helaine!! Fico feliz que o teu técnico já esteja te dando bons frutos.

      Excluir
  6. Achei bem interessante este post, quando eu entrei na graduação eu não fazia ideia do que era um curso técnico. Hoje eu não penso em voltar a estudar, mas em outros tempos com certeza faria um técnico antes da faculdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Técnico antes da faculdade dá uma sensaçãozinha de segurança caso a graduação não dê certo por algum motivo. Super recomendo!

      Excluir
  7. Eu fiz o técnico integrado, fazia Turismo na escola e foi muito bom, fizemos até uma viagem de avião paga pelo governo, pra conhecer algumas cidades do interior do estado e estudar claro haha uma experiência que nunca vou esquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso eu fiz visitas a empresas para conhecer desde a parte administrativa até a parte de produção. Essas experiências são bem marcantes né?

      Excluir
  8. Me identifiquei muito com post pois estou começando o meu integrado no IFBA (Instituto Federal da Bahia) e super indico a todos, é uma ótima oportunidade! Parabéns pelo post ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com o seu curso! E muito obrigada <3

      Excluir
  9. Que lindo <33
    Eu pretendo fazer um curso técnico. Não sei quando, nem o que, mas pretendo hahah
    SEU BLOG É LINDO DEMAIS aaa ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretender fazer, já é algo ahsua.
      Muito obrigadaa <3

      Excluir
  10. Muito legal seu post... Ainda tem mta gente q fica perdida ao sair do ensino fundamental ou até do mesmo sair do ensino médio
    ... Eu como professora vejo mto isso... bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, realmente o curso técnico ajuda bastante. Eu acredito que tem muitas vantagens sim, mesmo muita gente não valorizando o suficiente.
    Parabéns pelas importantes dicas. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu conheço vários amigos que optaram pelo curso técnico ao invés da faculdade, tanto pelos motivos que você citou, quanto por outros em particular. Eu nunca pensei muito nisso.

    Adorei o seu post (bem informativo!) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post Lu! Obrigada por comentar <3

      Excluir
  13. Eu sou muuuito a favor dos cursos técnicos, acho que é um excelente investimento de dinheiro e principalmente de tempo! Você nunca perde tempo fazendo um curso técnico, sempre tem espaço pra você no mercado. Terminei minha faculdade agora e tô morrendo de vontade de estudar de novo, minha primeira opção é o curso técnico, só me falta decidir qual.
    E aaah, você é linda! Gente, como pode *-* ♥

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa Nay <3

      Sugiro que faça um técnico em uma área correlacionada com a sua graduação, como se fosse um complemento sabe?

      Excluir
  14. Que importante esse post Jenni! Eu fiz o curso técnico concomitante, e foi incrível. Realmente tem todas as vantagens que você citou. E me ajudou a escolher a minha graduação. Curso técnico é amor <3

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, Jenni! Eu fiz técnico integrado ao ensino médio, sou formada Técnica em Química. Quando entrei eu não sabia bem o que queria, e apesar de amar a área da Química eu acabei mudando para Publicidade (sempre tive um lado criativo, rs). Porém o técnico me possibilitou já me inserir no mercado de trabalho cedo, fora todo o suporte que tu tem durante o técnico, é realmente muito bom!

    Beijos.

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Mari <3

      O bom de fazer o técnico junto com o ensino médio é que a gente já sai de lá com uma formação né? E mesmo que a escolha da graduação seja em outra área (como é o meu caso também), ele acaba se tornando um plano B no mercado de trabalho.

      Excluir