17 de fevereiro de 2017

QUAL CURSO ESCOLHER? | Técnico em Design de Interiores


No último post publicado aqui no blog falamos sobre o curso de Técnico em Mecatrônica, e hoje para falar sobre o Técnico em Design de Interiores convidei a Gabriela Cardoso, que é formada pela SATC. Mas caso você ainda não saiba o que é um curso técnico e não vê motivos para fazer um, sugiro que você leia também o post onde falo sobre os 4 motivos para você fazer um curso técnico.

O que motivou você na escolha do seu curso técnico?
Na época eu estava decidida a fazer Arquitetura, e como os estudantes do ensino médio da SATC ganham o curso técnico, optei por fazer Design de Interiores como base para a Arquitetura, já que seria do mesmo ramo.

Ele é integrado, paralelo ao ensino médio, ou profissionalizante?
Eu fiz paralelo ao ensino médio, estudava de manhã e fazia o técnico a tarde. Porém funciona como profissionalizante também, pois posso estar formada e fazer o técnico.

Qual a duração dele?
Foram 2 anos de curso, junto com o 2° e 3° ano do ensino médio.

Quais são as matérias do seu curso, e delas qual é a mais difícil/complicada?
Não lembro especificamente de todas, mas no decorrer do curso temos Desenho Técnico, Desenho Arquitetônico, História da Arte e Design, se não me engano temos também: Desenho de Móveis, Projeto de Interiores, aula dos Softwares que são mais usados na área, como SketchUp, Promob, AutoCAD entre outros. O que mais tive dificuldades foi em Paisagismo, não me dou muito bem com as plantas e ter que desenhar elas piorava rsrs.

Existe algum material que é indispensável no Técnico em Design de Interiores?
Os materiais para desenho. Eu diria que escalímetro é indispensável, lapiseiras, folhas e seus esquadros com certeza rsrs.

Sabemos que a obrigatoriedade do estágio é algo especifico de cada instituição e de cada curso, e no seu, o estágio foi obrigatório ou não?
Sim, o meu estágio foi obrigatório.

Para poder se formar Técnico em Design de Interiores é preciso fazer algum trabalho de conclusão de curso?
Sim, seria um trabalho multidisciplinar onde aplicamos um pouco de cada matéria.

Em que o técnico em Design de Interiores pode trabalhar?
Olha, eu trabalhei em escritórios de arquitetura, posso trabalhar em marcenarias, lojas de decoração e interiores, hoje trabalho também como projetista 3D. Acho que o curso nos prepara e nos dá uma visão muito boa da Arquitetura e Interiores.

Você sabe me dizer qual é a média salarial de um técnico da sua área?
Não saberia te dizer, porque varia muito de onde ele vai trabalhar e com o que, se é freelance ou fichado, entre outras variantes.

E qual conselho que você dá para aqueles que estão pensando em fazer Técnico em Design de Interiores?
Se dediquem e não deixem acumular e nem para fazer em cima da hora os projetos, do contrário se preparem para muitas noites sem dormir rsrs. Deem o máximo de si, e busquem se aperfeiçoar ainda mais no que aprendem no curso. Se vão fazer como uma base para a Arquitetura melhor ainda, vão estar um passo a frente dos seus colegas! Hoje não pretendo fazer Arquitetura, mas não me arrependo de ter feito o curso.

Muito obrigada por responder as perguntas Gabi <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário