QUAL CURSO ESCOLHER? | Técnico em Mecatrônica

14.2.17


Nesse mês de fevereiro resolvi fazer algumas postagens especiais para o projeto Qual Curso Escolher? Irei falar sobre cursos técnicos, e inclusive já publiquei um post aqui no blog mostrando 4 motivos para você fazer um curso técnico. Para o post de hoje convidei o meu amigo Mark Maurício Sauter, que está fazendo Técnico em Mecatrônica pelo IFSC de Criciúma, para responder algumas perguntas sobre o seu curso.

O que motivou você na escolha do seu curso técnico?
A abrangência de áreas como a mecânica, eletrônica, programação...

Ele é integrado, paralelo ao ensino médio, ou profissionalizante?
Integrado.

Qual a duração dele?
São 3 anos (com dois contra turnos por semana)

Quais são as matérias do seu curso, e delas qual é a mais difícil/complicada?
Minhas matérias do técnico ignorando o médio são: Sistemas Digitais, Acionamentos Industriais, Desenho Técnico, Hidráulica e Pneumática, Lógica de Programação, Práticas Profissionais, Fundamentos da Mecânica, Circuitos Eletroeletrônicos, Automação Industrial, Robótica e Controle de Sistemas. Ao meu ver as mais difíceis são/serão: Práticas Profissionais (pois é um trabalho que envolve sua aprovação do técnico), Circuitos Eletroeletrônicos (porque sim), Acionamentos e Automação Industrial (pois é uma matéria que já envolve muita responsabilidade e qualquer erro é "fatal"). Só que essas matérias são meio que divididas sabe. Não sei se isso é relevante, mas eu tenho Sistemas Digitais 1 e 2. Do mesmo modo Hidráulica e Pneumática. E tem outras que não lembro [risos]. Mas Hidráulica e Pneumática 1 é a matéria mesmo, e a 2 é tudo o que se aprende na 1, porém é usado eletrônicos juntos. E tipo, modo easy e modo ultrahard.

Existe algum material que é indispensável no Técnico em Mecatrônica?
Tempo e paciência.

Sabemos que a obrigatoriedade do estágio é algo especifico de cada instituição e de cada curso, e no seu, o estágio é obrigatório ou não?
Não é obrigado, mas deveria ser. Assim conseguiríamos estágio.

Para poder se formar técnico em Mecatrônica é preciso fazer algum trabalho de conclusão de curso?
No meu caso sim, pois no terceiro ano temos a matéria de Práticas Profissionais no qual temos que elaborar um projeto, montar e colocar para funcionar, e apresentar no final do ano (como um TCC, só que mais físico). Eu disse no meu caso sim, pois a nova turma que se inicia nesse ano tem essa matéria no segundo ano... e não sabemos como ficará isso tudo.

Em que o técnico em Mecatrônica pode trabalhar?
De uma loja de eletrônicos até a uma grande empresa. Mecatrônica está crescendo no mercado, assim como cresce a automação industrial, logo precisam de upgrade e manutenção e estamos aí para resolver problemas e sermos escravos dos engenheiros mecatrônicos [risos].

Você sabe me dizer qual é a média salarial de um técnico da sua área?
Professores já me falaram que tem técnicos que ganham 2 mil reais a hora, mas se for algum serviço fixo, eu acho que ganham em média de 4 a 13 mil (isso para um “novato” na área).

Qual conselho que você dá para aqueles que estão pensando em fazer Técnico em Mecatrônica?
Que entrem sabendo que não é nada fácil e não é só ficar montando robô (eu pensava isso, é mais outros tantos). Não se esqueça de se despedir dos seus amigos.

Muito obrigada por responder as perguntas Mark <3


Leia também

0 comentário(s)