28 de fevereiro de 2017

Tudo sobre o meu curso técnico em Administração


Já falei aqui no blog sobre os 4 motivos para você fazer um curso técnico, e entrevistei dois amigos técnicos das áreas de Design de Interiores e Mecatrônica, e hoje vim falar sobre o curso técnico de Administração que eu conclui em 2015.

Em 2014 iniciei o curso técnico em Administração no Senac, e como ganhei bolsa pelo PRONATEC, eu não faço ideia de quanto seja a mensalidade. Na época eu estava no 2º ano do ensino médio, e escolhi o curso com a ajuda dos meus pais. Optei por Administração porque era o curso que estava com bolsas, e também porque o meu pai vivia dizendo para eu fazer uma graduação em Adm, e como essa opção nunca foi muito por mim e mais por eles, fiz o técnico.

Confesso que tive vontade de desistir inúmeras vezes, mas como os meus pais sempre me incentivaram a continuar, acabei não desistindo (obrigada pelo apoio família <3). Em 2014 foi um ano bem tranquilo no quesito estudos e tempo, mas em 2015 foi tenso. Hoje em dia eu tenho mais tempo para me dedicar a faculdade que no meu último ano no técnico, pois além de fazer o técnico a noite (fiz ele em paralelo ao ensino médio), a tarde eu fazia estágio, pela manhã eu fazia o 3ão, e no que restava de tempo livre eu estudava para o ENEM e fazia os trabalhos da escola. Ainda não consigo acreditar que consegui dar conta de tudo haha.

ESTÁGIO
O estágio não era obrigatório, mas como eu não tinha experiência no mercado de trabalho e era no curso que eu estava conhecendo de verdade esse outro lado do mundo, eu optei por fazer um estágio. Estagiei pelo CIEE por 9 meses na CDL de Criciúma, onde eu pude fazer ligações de algumas coisas que eu aprendia no curso com a realidade do mercado de trabalho.

MATÉRIAS
O meu curso era de segunda a quinta, ou seja, eram quatro matérias por semana. E quando uma matéria acabava, outra vinha no lugar. Ao todo foram vinte e nove matérias divididas em dois módulos (1º módulo: 2014, 2º módulo: 2015). As matérias que tive foram: Promoção do Trabalho em Equipe, Carreira Profissional e Pessoal, Comunicação Verbal e Não-Verbal no ambiente de Trabalho, Redação Empresarial (foi a que mais gostei, pena que durou pouco tempo), Criação e Formatação de Textos, Criação e Formatação de Planilhas Eletrônicas, Fundamentos do Processo Organizacional e Administrativo, Processo Organizacional e Administrativo, Fundamentos de Marketing e Vendas, Princípios da Matemática Financeira, Fundamentos do Processo de Produção, Controle de Fluxos de Estocagem e Bens Patrimoniais, Fundamentos do Processo Contábil e Financeiro, Processo Financeiro de Contas a Pagar e a Receber, Estrutura e Controle de Fluxo de Caixa, Fundamentos do Processo de Recursos Humanos, Rotinas Administrativas do Processo de Saúde e Segurança do Trabalho, Rotinas do Processo de Departamento Pessoal, Elaboração da Proposta de Melhoria no Processo Administrativo (matéria em que auxiliava na criação do nosso trabalho de conclusão de curso).

PROPOSTA DE MELHORIA
Nos técnicos de Adm do Senac, o trabalho de conclusão do curso é chamado de proposta (ou projeto) de melhoria, e para a realização dessa proposta tínhamos uma matéria que nos auxiliava, chamada de Elaboração da Proposta de Melhoria no Processo Administrativo. Para a realização dessa proposta era preciso analisar uma empresa, ver os defeitos dela (seja no organizacional ou no visual), e depois de listados, escolher um deles para propor a melhoria, e seria encima disso que o trabalho deveria ser feito. No meu grupo nós escolhemos fazer o trabalho em um asilo, e escolhemos a parte de arquivos para elaborar a nossa proposta.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para um técnico em Administração é bem vasto, já que tudo envolve a administração, e esse é um dos motivos de eu não ter me arrependido de ter feito o curso. Ainda não trabalho na área, pois estou focada na minha graduação (que é em História, onde pretendo seguir carreira), mas caso em algum momento dê errado, eu tenho uma segunda opção (e isso me deixa bem mais tranquila em relação ao meu futuro profissional). Acredito que o mais legal de fazer Adm é que mesmo que você decida fazer uma graduação em outra área (como é o meu caso), você poderá utiliza-la como um apoio, pois ela se encaixa em todos os lugares.

Fiz esse post com o intuito de mostrar para vocês um pouquinho sobre o meu curso técnico, e quem sabe ajudar alguém na decisão de fazê-lo ou não. Um (ou mais) beijo(s), e que março seja um mês lindo para todos nós <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário