14 de abril de 2017

#DefendaOsCorais uma campanha do Greenpeace Brasil


Greenpeace é uma das maiores organizações de preservação ambiental no mundo, estando presente em 43 países, dentre eles o Brasil. Atualmente conta com quase 4 milhões de colaboradores e 18 mil voluntários no mundo todo. Essa organização tem como missão proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para a nossa e para as futuras gerações.

As campanhas do Greenpeace envolvem mudanças climáticas, proteção às florestas e oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. No Brasil  a sua principal luta é em prol da proteção da Amazônia, e campanhas relacionadas ao clima e energia.

Foto: autor desconhecido (Wikipédia) | Ilha de Amchitka

O Greenpeace tem atuado desde 1971, quando no Canadá um grupo de ecologistas, jornalistas e hippies, zarparam do porto de Vancouver rumo ao Ártico para tentar impedir que os Estados Unidos fizessem testes nucleares em um pequena ilha da costa ocidental do Alasca, Amchitka.  Infelizmente foram impedidos antes de chegarem ao destino, mas o seu protesto pacífico teve impacto no mundo todo. E foi com a pressão popular que os testes nucleares foram suspensos da ilha, que atualmente está declarada como santuário dos pássaros. Isso mostra que pessoas unidas em prol da defesa do meio ambiente tem força e podem sim fazer a diferença no mundo (saiba mais da história do Greenpeace aqui).

Atualmente está em vigor no Brasil a campanha em defesa dos corais da Amazônia, que tiveram a sua existência divulgada em abril de 2016, e agora correm risco, pois duas empresas petrolíferas (Total e BP) pretendem perfurar uma região próxima ao recife (apenas 8 quilômetros de distância), trazendo um risco constante e iminente de derramamento. Segundo o Greenpeace, o recife de corais "é enorme: são 9,5 mil quilômetros quadrados de formações, que incluem esponjas gigantes com mais de 2 metros de comprimento e algas calcárias, chamadas de rodolitos". Para assinar a petição em defesa dos corais é só clicar aqui.

Foto: Greenpeace

Em quatro meses de campanha já são mais de 1 milhão de defensores dos corais, e para divulgar ainda mais, eles lançaram um desafio: postar em modo público uma foto ou vídeo mostrando o seu apoio aos Corais da Amazônia, e os 3 conteúdos mais criativos irão ganhar uma camiseta exclusiva da campanha. Para participar é só publicar com a hashtag #DefendaOsCorais.

Quer saber mais sobre o Greenpeace, e sobre a campanha em defesa aos corais da Amazônia? É só acessar o site da organização que você ficará por dentro de tudo.

Espero que esse post seja útil na conscientização da proteção do nosso planeta, e que mais pessoas venham se juntar em defesa da proteção dos corais. 

Um grande beijo, e fiquem com Deus <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário