Sobre a segurança da zona de conforto

30.5.17


É tudo tão calmo por aqui. Confortável. Quentinho. Aconchegante. Seguro. Para que sair? Para que me aventurar pelo mundo afora, se tenho tudo o que preciso por aqui?

Para que ir em busca de novos amores se os que tenho já me bastam? Para que jogar um novo jogo se o que disputo já está ganho? Para que navegar em águas desconhecidas se posso continuar velejando pelas conhecidas? Para que ir atrás de novos sonhos se o que tenho já são muitos? Para que correr riscos se aqui eu não me machuco? Para que?

A vida é uma maré de incertezas. E como tal, as vezes está revolta, as vezes está mansa. Em meio as suas belas e irreverentes águas há sempre uma ilha. Uma ilha confortável e segura, e que apesar de todo o caos que impera a sua volta, continua ali. Firme. Forte. Para uns ela é a zona de conforto, para outros ela é a zona de proteção. Independente dos nomes, ela cumpre uma mesma função: abrigar, proteger, transmitir conforto e segurança para os seus moradores. 

A zona de conforto é convidativa, e uma vez nela, dificilmente o morador tem desejo de sair. Afinal, para que sair de um ambiente tão bom e conhecido? Trocar algo assim pelo incerto? Pelo inconstante? Loucura! 

Há quem diga que não. Que vale a pena sair e se aventurar. Correr riscos. Quebrar a cara. Se machucar. Dizem que compensa toda a dificuldade passada pelo caminho. 

Mas será? Sim? Não? Talvez? 

Não sei!

LEIA TAMBÉM: A melhor versão de mim mesma

Leia também

10 comentário(s)

  1. ah vale sim, a vida é boa por essas incertezas, por ir e arriscar e o divertido é não saber o que esta por vir..


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  2. tudo tem seus pontos positivos e negativos, ficar na sua zona de conforto as vzs parece que tem mais positivos do que negativos, acho que por isso muitas pessoas nao querem arriscar sair dela.
    p mim eh uma luta constante de sair ou nao, pq na minha zona eu tenho certeza que no final da certo, mas fora dela nao..
    esse assunto eh complicado msm kkk

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHSUAHU sim! A zona de conforto é confortável exatamente por termos controle das coisas, já fora dela tudo é uma bela (ou não) surpresa.

      Excluir
  3. Adorei o texto Jennifer, ultimamente eu tenho passado todo meu tempo nessa ilha. Acho que o barquinho que tava me esperando pra sair já até se foi. Mas é tããão importante nos permitirmos novas aventuras <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre chegam novos barcos na ilha, então sempre temos a oportunidade de sair dela <3

      Excluir
  4. Nossa muito inspirador o seu texto eu ando me sentindo assim sei que ando conformada com a minha zona de conforto as vezes tenho vontade jogar tudo pro alto e começar algo novo desconhecido que der frio na barriga mais ai lembro mais porque se estar tudo bem agora? há uma luta constante dentro de mim, seu texto me ajudou muito

    https://detropecosequedas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que o meu texto tenha te ajudado Lia <3
      As vezes tudo o que a gente precisa é embarcar em um busca de uma nova aventura né?

      Excluir
  5. Nossa, adorei esse texto! Por tanto tempo fiquei na minha zona de conforto, com medo do que iam pensar de mim, com medo de me arriscar... mas eu decidi que ia fazer diferente e não ia deixar por isso. Cada vez mais tenho tentado sair dela, porque temos que nos arriscar e ir atrás de novas coisas... mudanças sempre são boas e nos acrescentam. Uma das maiores coisas que fiz ultimamente foi ter pedido demissão de um trabalho fixo para me dedicar apenas ao blog ao canal. Quero seguir meu sonho, e esse foi o primeiro e mais importante passo que tomei. E eu não me arrependo nem um pouco, pelo contrário. Queria ter tido a coragem antes hehe.

    Beijos!

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Mari que bom que você conseguiu vencer seus medos e ir em busca do seu sonho! Abandonar um emprego fixo para se dedicar exclusivamente ao blog e ao canal deve ter sido um desafio e tanto né?!

      Excluir