15 de maio de 2017

Tenha fé!

"A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver". 
Hebreus 11.1

Foto: Mike Kotsch

Fé é acreditar que aquilo que tanto queremos irá ser realizado. Fé é ter a certeza de que existe sim um Deus lá no céu que cuida de nós. Fé é crer sem ver. Fé é ter convicção. 

No capítulo 11 do livro de Hebreus, o escritor fala sobre os heróis da fé. Homens e mulheres de Deus que acreditaram nas promessas feitas a eles. Essas pessoas passaram por situações diferentes, situações complicadas, e que pela presença da fé, não desistiram. 

Muitas vezes temos tanto medo das coisas e das pessoas, que nos esquecemos de que a nossa vida está nas mãos de Deus.  E que é ele o nosso realizador de sonhos e planos. Mas para que aconteça algo na nossa vida, é preciso ter fé. Sem fé não adianta pedirmos ou fazermos algo. É preciso acreditar que o que fazemos e pedimos será sim realizado. Um grande exemplo disso foi Abraão. Ele teve fé nos planos de Deus para a sua vida e conquistou a benção. Ele acreditou que apesar de já ter uma idade avançada, ele poderia sim ter filhos, pois acreditava que para Deus nada era impossível. Foi pela fé que teve Isaque, o filho da promessa. Foi através da fé que Abraão tornou-se o pai de uma grande nação (Israel). 

Além de Abraão temos também o exemplo de Ester, que acreditou nos planos de Deus para a vida dela e através da sua influência e da ajuda de Deus conseguiu livrar o povo de Israel da morte. Além deles, temos vários outros exemplos de coragem, sabedoria e fé, como Moisés, Raabe, Gideão, Rute, Davi, etc. Foram muitas as mulheres e homens que em meio as dificuldades não desanimaram e continuaram acreditando.

Nos dias atuais temos como exemplo os missionários que pela fé vão cumprir o seu chamado em lugares onde quase ninguém quer ir, e que muitas vezes morrem por amor a Cristo não negando o seu nome. Muitos morreram e ainda morrem pela fé. Fé na salvação. Fé num futuro glorioso ao lado do Pai.

Muitas pessoas acham que a salvação é obtida através de boas obras, de uma vida pobre e cheia de sofrimento. Não. A salvação é obtida pela fé!

Mas fé no que? Em quem?

Jesus Cristo ao ser questionado por Tomé sobre qual seria o caminho verdadeiro, o caminho da salvação, respondeu dizendo "eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim" (João 14.6), e lá em Marcos 16.16, Jesus fala que "quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". Ou seja, é preciso ter fé em Jesus Cristo para ser obter a salvação, pois se não crermos nEle, de nada adiantará as nossas boas obras.

Mas Jenni, eu não tenho fé, o que eu faço? Ore! Abra o seu coração para Deus, e fale com sinceridade tudo aquilo que você pensa e sente. Fale para Ele sobre a sua falta de fé e do seu desejo em te-la. Um pedido sincero, mesmo que vindo de alguém descrente, será atendido. Mas lembre-se: é preciso ter sinceridade ainda que não tenha fé. Pois Deus sempre ouve um coração sincero que busca conhece-lo.

*todos os versículos bíblicos utilizados nesse texto são da Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH)

LEIA TAMBÉM: Onde não há renúncia, não há amor

2 comentários:

  1. "Ele teve fé nos planos de Deus para a sua vida e conquistou a benção."
    É isso, menina! O que levou a vitória aos grandes homens e mulheres, foi a fé nos planos de Deus! Por vezes somos tão cheio de desejos, sem lembrar o quão ignorantes ainda somos sobre nós mesmos e sobre o melhor para nossas vidas que a fé nos faz lembrar dEle, da soberania dEle sobre tudo e todos. Principalmente, nos faz lembrar do Seu amor e o quanto ele é poderoso, restaurador e provedor! Essa é a fé que move montanhas e faz com que nosso coração se aproxime cada vez mais do coração de Deus, sendo capaz até de um dia sentirmos aqui dentro o que Deus quer dizer e fazer para nós! É ela que nos sustenta e nos dá paz, pois sabemos que temos o melhor Amor e Cuidado, que são Amor e Cuidado de Deus. Essa fé não nos deixa parados no chão quando cairmos, mas nos ajuda a levantar sempre porque sabemos que é dEle que vem a força que nos sustenta!
    Adorei o blog e essa abordagem da fé, acho que hoje em dia, pelo medo dos choques religiosos e de parecermos "tradicional"/"antiquado", as pessoas vêm abrindo mão de falar de coisas tão importantes e essenciais ao ser humano como Deus e fé! Acredito que falar sobre esse temas tão puros e universais ajuda a nos unir as pessoas cada vez mais, independente inclusive de suas crenças religiosas. Parabéns pela sua coragem de falar sobre esse assunto de maneira sincera e realmente tocada pelo amor de Cristo, ainda mais nos dias de hoje! São com leituras e posturas assim que penso que o futuro pode ser diferente, pode ser melhor!
    Fica com Deus.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário Bárbara <3

      Realmente, precisamos falar mais sobre Deus, sobre fé, sobre o amor. É preciso que façamos isso para levar o evangelho até as pessoas que ainda não crêem nEle. A fé move montanhas. Foi através dela que muitas coisas aconteceram, e precisamos tê-la sempre!

      Fico feliz que tenha se sentido tocada pelo texto, e que o blog tenha encontrado um lugar especial na sua vida. Beijos e fique com Deus!

      Excluir