3 exercícios para você praticar a gratidão + freebies

9.6.18


Já falei aqui no blog algumas vezes a respeito de gratidão, mas a minha proposta hoje é diferente. Não é apenas levar você a refletir a respeito do tema, mas também realizar um exercício colocando no concreto todas as coisas pelas quais você é grato/grata. 

Diversas coisas acontecem diariamente com a gente, boas e ruins, mas raramente paramos para verificar quais delas nos fizeram crescer. E é também nessa correria louca do dia-a-dia em focar apenas nas nossas futuras conquistas, que esquecemos de tudo aquilo que já conquistamos, ou das coisas que já nos proporcionaram algum tipo de aprendizado.


Não sei vocês, mas muitas vezes eu tenho a mania de focar apenas nas coisas que estão dando errado na minha vida, e acabo me esquecendo de tudo aquilo que está dando certo. Ou então, coloco a minha preocupação em futuros erros, coisas que ainda nem aconteceram e que talvez nem aconteçam. Quando percebo que estou indo por esse caminho eu procuro tomar algumas atitudes: relembrar daquilo que está escrito em 1 Pedro 5.7 e recitar como uma espécie de mantra, até que eu me acalme e a preocupação excessiva passe, e também, listar mentalmente todas as coisas pelas quais deram certo na minha vida e que sou muito grata por elas. Mas algumas vezes só a lista mental não basta, é preciso do concreto, onde em uma folha qualquer eu anoto tudo aquilo que merece a minha gratidão. Seja do dia, ou de toda a vida.


Por isso, o exercício de hoje é:

1. Listar de 3 a 5 coisas que aconteceram hoje pelos quais você é grato(a);
   
2. Listar 10 coisas que aconteceram na sua vida pelos quais você é grato(a), pois te ajudaram a construir quem você é hoje (seja aquela bolsa no curso técnico, aquele relacionamento ruim que você teve e que te ajudou a ser uma pessoa mais forte, ou aquele sorriso sincero de uma criança que deixou o teu dia mais bonito).
     
3. Demonstrar a sua gratidão para alguém. Dizer obrigada para aquela pessoa especial que tem sido a sua base nos piores e melhores momentos.

Para te ajudar ainda mais, eu criei alguns freebies em tamanho A4 (em formato .pdf) para você imprimir e escrever ali os motivos pelos quais você quer exercer a sua gratidão.


(1)  |  (2)  |  (3)  |  (4)

Espero de verdade que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma. Caso você tenha gostado desse formato de postagem e dos freebies, deixe o seu comentário falando a respeito :)

Leia também

2 comentário(s)

  1. Eu não gostei desta postagem... Eu amei. A cada dia precisamos ser gratos por tudo. Gostei muito da ideia dos freebies, tenho algo parecido aqui com eles, só que é um livro. Parabéns, que Deus continue lhe abençoando.

    www.pliniobatista.com
    Instagram/Teitter: @pliniobatistabr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Plínio <3 Que Deus te abençoe também!!

      Excluir

Facebook